Entendendo a Doença Celíaca: como alimentar-se na prática!

Por: Natália Vignoli

Nos posts anteriores demos uma conversamos sobre a intolerância ao glúten, hoje vamos dar diversos exemplos de cardápios e substituições para o dia a dia.  A seguir coloquei um cardápio bem básico para as substituições, considerei o mais comum no dia a dia do brasileiro!

Café da manhã: Pão de forma/francês + manteiga / queijo / geléia + leite com achocolatado + fruta diversa

Alternativa: pão sem glúten, bolacha de arroz, bolo sem glúten, batata, tapioca, pão de queijo, biscoito de polvilho + manteiga / queijo / geléia + leite com cacau + fruta diversa.

Lanche da manhã: fruta diversa

Almoço: Arroz, macarrão, purês, batata, mandioca, inhame, cará, milho + carnes assadas, cozidas, grelhadas, almôndegas e hambúrgueres, tortas, omeletes, nuggets, carnes a milanesa ou parmegiana + feijão / lentilha / ervilha etc + verduras e legumes.

Alternativa: Arroz, macarrão de arroz ou bifum, purês sem adição de farinha de trigo (trocar por amido de milho), batata, mandioca, inhame, cará, quinoa, trigo sarraceno, amaranto, milho.

Carnes assadas, cozidas, grelhadas, hambúrgueres e almôndegas feitos sem farinha ou com farinha de linhaça, quinoa, arroz, por exemplo. Para carnes a milanesa e nuggets use amido de milho ou fubá para empanar. Omeletes e suflês com farinha, troque por polvilho azedo. Já verduras e legumes, o ideal é temperá-los, quando quiser, com ervas naturais, azeite e limão.

Lanche da tarde: Bolacha, bolo, frutas, sanduiches, sucos, leite.

Alterantiva: Bolachas sem glúten (bolacha de arroz, por exemplo), bolos sem glúten, pipoca, pão de queijo, biscoito de polvilho, sanduíches com tapioca, sucos e leite.

Jantar: Sopas com carne, legumes, feijão e macarrão ou croutons,  Ou idem almoço.

Alternativa: Sopas com carne, legumes, feijão e batata, arroz, mandioca, macarrão de arroz ou bifum ou sem glúten. Ou idem almoço.

Ceia: Leite com achocolatado.

Alternativa: Leite com fruta, cacau, suco.

A maior adaptação fica por conta dos pães, macarrão, torradas e bolachas, além de preparações como tortas, panquecas e bolos, mas note que temos muitas opções além da farinha de trigo! Fécula de batata, araruta, amido de milho, polvilho, fubá, farinha de arroz, farinha de linhaça e por ai vai!

Em festinhas a dica é conversar com a organizadora. Infelizmente, a maior parte das comidinhas de festa infantil contém glúten, e além delas, devemos estar atentas com os temperos como catchup, mostarda, maionese. Contudo, muitos buffets estão preparados para essas situações e, quando informados da necessidade de um cardápio especial, têm disponibilidade para isso!

Colunista_Natalia

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE