Entendendo a Intolerância a Lactose na Prática!

Por: Natália Vignoli

No post anterior, falei sobre os aspectos gerais da intolerância a lactose. Defini algumas estratégias para o dia a dia e comentei sobre alguns alimentos que devem ser evitados ou consumidos conforme a tolerância de cada um.

Hoje vou falar um pouco de como fazer isso tudo na prática! Aqui cabe uma observação de que, o leite de soja não contém lactose, mas a soja está dentro do grupo de proteínas que contém grande peso molecular, favorecendo quadros alérgicos quando consumida em excesso, por isso dei opções de outros tipos de leites vegetais!

Como na doença celíaca, vou usar o mesmo modelo de cardápio com as alterações necessárias para a restrição a lactose!

 Café da manhã:

  • Tradicional = pão + manteiga / queijo + leite com chocolate
  • Intolerantes = pão, cereais matinais, biscoitos integrais isentos de lactose, tapioca + manteiga*, geléia, tofu, patê feito com polpa de inhame e legumes, guacamole + leite vegetal (inhame castanhas, aveia, gergelim) batido com frutas.

Lanche da manhã:

  • Tradicional = frutas diversa
  • Intolerantes = frutas diversas

Almoço:

  • Tradicional = arroz, macarrão, purês, batata, mandioca + feijão + carnes assadas, cozidas, grelhadas, almôndegas, tortas, milanesa, parmegiana + legumes e verduras + fruta ou doce
  • Intolerantes = Arroz, macarrão, purês sem adição de leite ou creme de leite (trocar por leite vegetal ou com baixo teor de lactose ou creme de arroz), batata, mandioca, inhame, cará, quinoa, trigo sarraceno, amaranto, milho + feijões + carnes assadas, cozidas, grelhadas, hambúrgueres e almôndegas. Carnes a milanesa e nuggets* Omeletes e suflês com creme de leite de soja ou creme de aaroz. Parmegiana sem o queijo… Tortas feitas com leite de vegetais e o recheio, sem creme ou queijo, pode ser de legumes, frango, carne e, para engrossar, creme soja ou arroz, pasta de inhame e leite vegetal com farinha de trigo + legumes, verduras e fruta.
    • Atenção aos temperos. Use naturais, caso contrário, leia o rótulo.

*geralmente contêm lactose, olhe o rótulo ou entre em contato no SAC

Lanche da tarde:

  • Tradicional = bolacha, bolo, frutas sanduíches, sucos, leite, biscoito de polvilho, pão de queijo.
  • Intolerantes = Os produtos industrializados como torradas, bolachas, biscoitos e bolos, em geral contêm lactose, vale ler o rótulo e procurar “isento de lactose” ou ligar no SAC da empresa.

As receitas que levam leite como pães, bolos e bolachas, podem ser trocadas por suco de frutas, chás água e leite vegetal. Para cremes, use o creme de leite feito de soja ou arroz.

– Ideias: Sanduíches de tapioca ou pão sem leite com atum, ovo, legumes grelhados com azeite, picolés de frutas e salada de frutas com mel. creme de abacate com leite de coco e cacau, pipoca, vitamina de frutas e leite vegetal, banana com cacau, canela e aveia.

Jantar:

  • Tradicional = sopas com carne, legumes macarrão, feijões, sopas creme ou idem almoço.
  • Intolerantes = sopas com carne, legumes, macarrão feijões. As sopas creme engrosse com batata, inhame, mandioca ou leite vegetal com amido, ou idem ao almoço.

Ceia:

  • Tradicional = leite com chocolate
  • Intolerantes = leite vegetal com fruta ou sucos

No próximo post: receitas de leites vegetais e receitas salgadas!

#Ficaadica: para maiores informações, você pode acessar o site http://www.semlactose.com/

Colunista_Natalia

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE