Livros para ajudar na alfabetização

Com filhos em idade escolar de alfabetização, 6 anos, minha atenção está voltada para livros que ajudar na alfabetização. Abaixo algumas sugestões, tem livros para brincar com a sonoridade das letras e palavras e livros que encorajam a aventura de aprender.

Livros para ajudar na alfabetização

Felpo Filva

Esta é a história do Felpo, um coelho poeta um pouco neurótico. Um dia, ele recebeu a carta de uma fã que discordava dos seus poemas, a Charlô. Ele ficou muito indignado e isso deu início a uma troca de correspondências entre eles. O livro conta essa história de maneira divertida, usando os mais variados tipos de texto, como poema, fábula, carta, manual, receita e até autobiografia, permitindo, assim que o leitor entre em contato com as diversas funções da escrita.

Perigoso!

Bob, a toupeira macho, adora etiquetar as coisas. Então, um dia, ele encontra uma coisa muito estranha. Uma coisa escamosa. Uma coisa escamosa com dentes pontudos. Livro que amplia o vocabulário e incentiva a leitura, com letras de forma.

Não Confunda

Na linha dos textos curtos, complementados pelas imagens, Eva Furnari propõe várias confusões, baseadas na semelhança de sons das palavras. Soa propostas hilariantes, na esteira de uma brincadeira tradicional, hoje talvez pouco conhecida pelas crianças (não confunda isto com aquilo) mas nem por isso menos estimulante e prazerosa. Além de serem divertidos, os textos ajudam o leitor iniciante a se conscientizar de particularidades ortográficas e funcionam como um preparo para leituras mais longas e complexas.

Você Troca?

Neste livro, Eva Furnari propõe diversas trocas, brincando com as palavras – na tradição dos trocadilhos – e também com a reputação de personagens como o lobinho delicado e o chapeuzinho malvado. A cada duas páginas a criança tem um texto completo que, com as ilustrações, pode divertir e satisfazer sua expectativa de leitor. Não há uma narrativa, uma trama a ser seguida, apenas quadros que procuram estimular a criatividade dos pequenos.

Palavras, Muitas Palavras

No melhor estilo de Ruth Rocha e com as imagens brincalhonas de Raul Fernandes, o livro ‘Palavras, muitas palavras’ busca mostrar as criancas que aprender a ler pode ser uma gostosa diversao.

Uma letra puxa a outra

Uma cartilha moderna em que cada letra do alfabeto ganha uma quadrinha, composta com recursos de rima e ritmo que ajudam a memorização. A letra s, por exemplo, é assim: “O sapo saltou na sopa/ de um sujeito que, sem mais papo, / deu-lhe um sopapo e gritou: – Opa!/ Não tomo sopa de sapo!”.

Já sei ler!

Organizar as letras, ordenar as palavras em pares, completar sequências até ler o mundo. Quem se lembra de como foi essa conquista? No novo livro de Patricia Auerbach, o leitor é guiado pela curiosidade de Tobias, personagem que apresenta com orgulho e alegria seu mais novo conhecimento. Agora que sabe ler e escrever, o mundo já não é mais segredo para Tobias. Autônomo, ele se vira nos recados, não troca o sal pela pimenta, descobre sentimentos caçando palavras, se comunica com o Papai Noel, viaja no universo das frases e já não faz ideia de como pôde um dia viver sem tudo isso.


Veja aqui minha lista de sugestões de livros na Amazon Brasil.

Veja aqui outras sugestões de livros.

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE