Mãe Empreendedora | Entrevista com a Que Papá!

A história da Que Papá! envolve três gerações: avó, mãe e filha. Após o nascimento da sua primogênita, a fonoaudióloga Dianne Rodrigues começou a passar muitas horas na cozinha, a fim de dar uma alimentação de qualidade para ela. Logo, Dianne percebeu que este tempo poderia estar sendo usado para curtir a maternidade. Foi ai que a vovó Virgínia, nutricionista com mais de 30 anos de experiência no mercado da alimentação, entrou em jogo. Ela começou a ajudar a filha e produzir papinhas e comidinhas para a neta, notando que faltavam opções de empresas de qualidade dedicadas à alimentação infantil. A partir de tal constatação, surgiu a ideia da Que Papá!

Que tipo de serviços oferecem aos clientes?
Fornecimento de papinhas e comidinhas congeladas, produzidas artesanalmente, com produtos frescos e sem conservantes. Entregamos em toda a Grande São Paulo. Possuímos parceria com escolas, casas de recreação, médicos pediatras, buffets infantis, preparadores físicos e educadores, que compram nossos produtos.

Quem está à frente da empresa?
Virgínia do Carmo Rodrigues, nutricionista atuante no mercado de alimentação, que, durante 20 anos, foi proprietária da Ki-Lanche Serviços de Alimentação, e trabalhou em cozinhas industriais produzindo grandes eventos. Nos últimos anos, foi proprietária de uma cantina escolar. A outra sócia é Dianne Rodrigues, fonoaudióloga especialista em linguagem, trabalhou na área clínica e há mais 10 anos dedica-se à projetos na área educacional.

Além das comidas, também prestam uma consultoria mais personalizado em casos específicos? Por exemplo, se o bebê/criança é intolerante à algo? Ou até mesmo se o bebê custa a comer?
Sim, além de uma equipe formada por uma chef de cozinha, uma engenheira de alimentos e uma nutricionista, a Que Papá! conta com parceiros da área de psicologia, fonoaudiologia e educação, que procuram solucionar as dúvidas das famílias. Frequentemente, orientamos mães sobre a introdução alimentar, sobre como lidar com crianças que se recusam a comer ou até situações mais graves de intolerância alimentar e doenças do metabolismo. Nesses casos, oferecemos cardápios personalizados, de acordo com as necessidades de cada criança.

Quem cuida das receitas?
Todas as receitas são desenvolvidas por Virginia Rodrigues e por nossa chef de cozinha, Fernanda Manduco.

Precisaram abrir mão do emprego antigo? Como foi a transição?
Eu, Virginia, abri mão dos projetos anteriores para focar totalmente na Que Papá! O processo foi bastante tranquilo. Trouxe minha experiência na área de alimentação e minha vontade de oferecer uma alimentação de qualidade para o público infantil. Isso fez com que a Que Papá! pudesse ter seus objetivos e metas muito bem definidos. Dianne Rodrigues é responsável por toda a área de comunicação e parcerias da Que Papá! Ela consegue conciliar o trabalho anterior com essa nova empreitada.

Nos últimos anos, aconteceu uma grande conscientização em termos de alimentação, certo? Sentem essa mudança?
O número de famílias que procuram uma alimentação saudável para os seus filhos aumenta a cada dia, como resultado do acesso à enorme gama de informações disponível sobre estilo de vida saudável e sustentável, sem citar as inúmeras pesquisas sobre obesidade infantil. Quando a família se preocupa com a alimentação adequada, a criança vai crescer com hábitos saudáveis. Mas, infelizmente ainda há muitas famílias oferecendo papinha industrializada e comidas processadas às crianças. Nossa missão é justamente conscientizar, por meio de informações qualificadas e oferta de opções saudáveis de alimentação.

Além da preocupação com a alimentação, a Que Papá! foi pensada para o momento atual, em que mães e pais costumam trabalhar fora de casa, não tem tanto tempo para cozinhar? 
Exatamente. Muitas famílias trabalham o dia todo e não encontram tempo e nem disposição para cozinhar. Por isso, a Que Papá! surgiu para facilitar as vidas das famílias e fazer com que mães e pais possam aproveitar cada vez mais seus filhos, sem precisar ficar tanto tempo na cozinha. E, ao mesmo tempo, ter tranquilidade em oferecer uma alimentação nutritiva e balanceada aos filhos.

A direção e os serviços da Que.Papá! seguem a mesma trajetória desde o início?
Sim, mas, por exemplo, muitos pais têm pedido porções da Linha Comidinha em tamanho família. Isso demonstra novamente, a preocupação em ter uma alimentação saudável todos os dias. Aguardem, vem novidades, por ai!

Em termos financeiros, foi preciso fazer um plano de ação para largar o salário anterior e começar algo novo?
Todos nos questionaram ao lançarmos a empresa num momento de tantas incertezas econômicas em nosso país. Temos consciência disso e sabemos que a situação não está tranquila para fornecedores e clientes. Mas sempre acreditamos no potencial do nosso negócio. Fizemos muitas reuniões de planejamento financeiro para conseguirmos lançar a Que Papá! com tranquilidade e sustentabilidade financeira.

Como conciliam trabalho e família no dia a dia? Ficou mais fácil ou mais difícil depois da empresa?
Nossa rotina está mais corrida, trabalhamos muito, mas sem deixar de pensar na nossa família. Com a concretização desse projeto que vem de uma vovó super empreendedora e uma mamãe que aprendeu bem a lição, sempre que possível, estamos pertinho dos filhos e participando da rotina deles.

“Cresci vendo minha mãe trabalhando e empreendendo e isso não me afastou dela, muito pelo contrário, ela me ensinou muito a ter garra e acreditar nos nossos sonhos. Hoje na criação da minha filha, também pretendo ser um exemplo de mãe que consegue conciliar carinho, cuidado e dedicação com o potencial profissional e empreendedor.” Dianne Rodrigues

Quais dicas de sucesso podem dar para as mães que querem se tornar empreendedoras?
Primeiro, identifique uma habilidade, algo que saiba fazer bem. É preciso ter muita empatia com o produto/serviço que vai oferecer. Depois, pesquise o mercado, o público, a região, identifique potências e fragilidades, oportunidades e ameaças que possam existir. Feito isso, acredite, sempre! É assim que seguimos, confiantes de que nosso produto é algo que agrega muito valor às famílias.

CONTATO:
http://quepapa.com.br/wp/
atendimento@quepapa.com.br
(11) 2738-9343

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE