Quinua, um grão poderoso!

Natália Vignoli é nutricionista, mamãe da Letícia e colaboradora do blog com suas dicas de nutrição para grávidas, mamães, bebês e crianças.

Um grão de origem boliviana, a quinua ganhou espaço nos supermercados, restaurantes e vem invadindo as mais diferentes receitas por ai! Não é à toa, uma coringa na culinária, a quinua combina com diversas receitas!

Melhor ainda, esse grão apresenta 23% de sua composição em proteína de alto valor biológico, ou seja, sua composição – no quesito de aminoácidos essenciais – se assemelha a mistura de arroz e feijão, e já foi inclusive classificada como melhor proteína vegetal, graças ao seu alto conteúdo de lisina e metionina, aminoácidos essenciais para o corpo humano!

Rica em triptofano, a quinua contribui na produção de serotonina – neurotransmissor do bom humor. É rica em fibras, prevenindo a constipação e contém bons conteúdos de vitamina do complexo B. Rica também em ferro e cálcio, atua prevenindo a anemia e cuida da saúde dos ossos! Além disso, contém carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, quando é digerida, libera açúcar aos poucos, evitando picos de glicemia e nos mantendo saciadas por mais tempo, tudo de bom né!

A gestante pode e deve colocar esse grão na dieta, e mais, bebês que começaram a introdução alimentar também podem – e devem consumir a quinua! Seu alto conteúdo proteico auxilia no crescimento e desenvolvimento dos tecidos.

No caso das papinhas, a quinua entra no lugar tanto do feijão, lentilha, ervilha, grão de bico quanto do arroz, batata, mandioca por exemplo:

– Papinha de batata doce + quinua + brócolis + frango

– Papinha de quinua + grão de bico + peixe + espinafre

– Papinha de arroz + quinua + carne + cenoura

– Papinha de quinua + feijão + gema de ovo + beterraba

O preparo básico da quinua é bastante simples, basta colocar uma parte de quinua para 2 partes de água, por exemplo: 1 xícara de quinua em grãos para 2 xícaras de água. Coloque para cozinhar até secar a água! Depois, se for comer a quinua sem estar inserida em uma preparação, refogue com azeite, cebola, cebolinha e alho!

Para colocar esse grão no seu dia a dia, o próximo post vou te dar receitas saborosas com a quinua!

Colunista_Natalia

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