Mães formigas, atenção!

Por: Natalia Vignoli

Mães pasmem! O paladar dos seus filhos começa a ser formado antes de nascerem! E o que isso quer dizer? Quer dizer para sermos no mínimo tão exigentes com o que escolhemos para colocar no prato como somos para escolher o que vestimos, com o que nos maquiamos e com qual médico nos consultamos!

Às vezes confundimos a visita da cegonha com carta branca para comer por dois, três, quatro… Existe uma grande diferença entre comer para dois e por dois!

Você sabia que os alimentos influenciam e participam da formação dos dentes do bebê? Isso começa a acontecer com apenas 6 semanas de gestação! Vai além, a alimentação da mãe tem uma relação direta com o desenvolvimento do paladar e olfato do futuro membro da família, principalmente a partir do quarto mês!

Alguns estudos apontam que mães com forte tendência a gostar – e abusar – de doces, têm filhos “formiguinhas”. Um bom exemplo disso foi um estudo realizado na França, no qual um grupo de mães consumiu balas de anis nas últimas semanas de gestação e o outro grupo de mães não consumiu. Resultado? Os filhos das mães que chuparam a bala ficavam mais excitados na presença do aroma de anis, enquanto o outro grupo de bebes não mostrou reação diante da bala.

Ok, não precisa sair correndo e fazer um jiló refogado! Mas vale a pena rever as escolhas do dia a dia! Frutas são ótimas opções de lanches, bem melhores do que bolachinhas, barrinhas, biscoitos integrais! As frutas contêm um açúcar natural e de excelente qualidade, que ao contrário do que muitos pensam, ajuda no equilíbrio da glicemia!

Se você é como eu – que ama um docinhoinvista em frutas mais doces, como banana, manga, atmoia, mamão, frutas secas em geral – como damasco, uva passa, tâmara. Uma ótima dica é fazer uma geléia com as frutas secas, é super fácil:

laco1VdM Cozinhe aproximadamente 200g de fruta seca (damasco, ameixa ou uva passa) em fogo baixo com água – o suficiente para cobrir as frutas. Deixe até amolecer bem e bata no processador! Fica uma delícia! Eu adoro comer de lanche uma tapioca com essa geléia de damasco ou uva!

laco1VdM Outra dica? Use a tâmara seca para adoçar seus sucos! Deixe as frutas de molho na água e, sempre que quiser, coloque uma unidade com um pouco da água que forma!

Com essas estratégias simples você deixa o seu dia a dia com fontes saudáveis de açúcar! Há sempre espaço para o doce, mas não precisa ser o habitual!

Colunista_Natalia

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE