Papinhas | Papa Salgada
Por: Natália Vignoli
No post passado, falamos sobre a introdução de alimentos – papa doce – a partir dos seis meses de vida. Existem situações que, por diversas circunstâncias, a alimentação complementar deve ser introduzida antes dos seis meses.
Nesses casos, a recomendação é de introdução a partir dos quatro meses e nunca antes disso! Ainda assim, temos métodos de relactação e muitos programas de incentivo à amamentação exclusiva até os seis meses, vale a pena procurar!
Hoje o assunto é a papa salgada: introduzida após duas semanas de papa doce, é ideal para a hora do almoço e, depois de algum tempo habituado, o bebê já pode comer a papa também no jantar! Aqui a regra é combinar um alimento de cada um desses grupos: cereais, hortaliças, leguminosas e proteínas animais.
Para temperar, vá com calma com o óleo, com a cebola e com o alho. As ervas frescas são ótimas opções para dar mais sabor e lembre-se: não tenha como base o seu paladar, os bebês não estão acostumados com sal, açúcar e temperos, então moderação!
Montei uma tabela com ingredientes para você combinar e variar sempre que quiser!
Modo de fazer: refogar um pouco de cebola e alho no azeite ou óleo vegetal. Acrescente o grupo D* e refogue bem. Adicione água o suficiente para cobrir e junte o grupo E. Deixe cozinhar por 15 minutos.
Adicione o grupo A. Quando o tubérculo ou arroz começarem a amolecer, adicione o legume escolhido do grupo C e, no final do cozimento, as verduras (B).
Deixe as ervas para o final, assim você não perde o sabor que elas trazem!
Amasse bem, divida em porções e sirva. Você pode oferecer a mesma papa no almoço e no jantar, mas mude os ingredientes no dia seguinte!
(*exceto ovo, que pode ser acrescentado aos demais ingredientes).
#Ficaadica: para ficar mais fácil, faça em porções maiores e deixe congelada em potes de vidro higienizados. Duram três meses!
Amei!! Ficou mais fácil p/ mim agora ;)Bjos.
Quando congelamos não há perda de nutrientes?
Olá Aline,
muito pouco!
O que me diz sobre as papinhas industrializadas?
Olá Cristina,
São opções práticas, boas para situações que fogem da rotina! Existe ainda as papinhas orgânicas!
Mas nada como, no dia a dia,fazer a própria comida.
Esse é o post sobre papinha orgânica, dê uma lida!
bjs
https://vestidademae.com.br/papinha-organica/
Eu tenho tanto prazer em fazer as papinhas da minha baby q só penso nas industrializadas em caso de viagens!Acho q pq sou vegetariana há muitos anos e faz parte do ritual veg fazer a própria comida ^_^
Gostaria de saber sobre o ovo. O Pediatra do meu filho só permitiu a introdução do ovo após 1 ano de idade. Vc saberia dizer o por quê?
E o grupo F onde entra?