Prebióticos e Probióticos – parte 2
Por: Natália Vignoli
No post passado falamos sobre probióticos – nossas bactérias intestinais que fornecem inúmeros benefícios! Hoje falaremos sobre os alimentos que são substratos para esses microorganismos, os prebióticos.
Regra principal: uma alimentação saudável, rica em fibras, grãos integrais, carnes magras, folhas, frutas e legumes favorecem uma flora intestinal saudável e disposta. Uma rotina alimentar rica em açúcar, alimentos processados e industrializados, carnes gordurosas em excesso e refrigerantes, favorecem outro tipo de bactérias, aquelas que formam maior fermentação intestinal e odor desagradável, ou seja, aquelas que não queremos!
Por tanto, investir em probióticos só funciona quando fornecemos o substrato ideal para o desenvolvimento dessa flora, para isso temos alguns alimentos especiais!
- FOS: frutooligossacarídeos. Estão presentes nos vegetais folhosos como aveia, cevada, banana, tomate, alho, cebola.
- Inulina: presente na chicória e na alcachofra.
Uma boa opção é o amido resistente, presente na batata, principalmente na batata yacon e na biomassa de banana verde. A primeira pode ser usada para enriquecer sucos e vitaminas – além do consumo tradicional (assada, cozida), já a biomassa de banana verde pode ser adicionada no cozimento do feijão, em sopas e também em sucos.
A biomassa pode ser comprada pronta em lojas de produtos naturais ou você mesma pode fazer, vai a receita:
– Lave bem as bananas com a casca (que devem estar bem verdes).
– Coloque as bananas em uma panela de pressão e cubra com água fervente.
– Tampe e, após pegar pressão, deixe por 8 minutos.
– Espere o vapor acabar, abra e coloque as bananas (com ou sem casca, vai do seu gosto!) no processador com um pouco da água de cozimento.
– Guarde na geladeira por 8 dias ou coloque em formas de gelo, deixe no congelador e vá usando de 1 a 2 quadradinhos por vez. Dura 3 meses.
No próximo post, vamos conversar mais sobre a batata yacon e receitas saborosas para o dia a dia!
