Principais queixas durante a gestação – parte 1

Por: Natália Vignoli

Que a gravidez não é doença, todo mundo sabe! Mas por motivos individuais, algumas mães acabam passando por esse período com algumas dificuldades bem chatinhas…

As mais comuns são os enjôos, mal estar matinal, vômitos, azia, constipação intestinal e flatulência, hoje falaremos das náuseas e afins!

Mal estar matinal, náuseas, vômitos e azia: geralmente acontece no início da gestação, lá pela 12ª semana e tende a diminuir com a progressão da gravidez. Fatores como ansiedade, nervosismo, hormônios e lentidão da digestão estão entre as suas principais razões.

O que fazer além de acalmar a futura mãe:

Invista em alimentos mais secos pela manhã, como pães, torradas, biscoitos e bolachas.

Fracione a refeição e diminua seu volume, sempre mastigando bem o alimento. Se necessário, deixe a consistência das refeições na forma de purês e carnes desfiadas, dão a sensação de “pesar menos” no estômago e ainda são nutritivos! Evite sopas e caldos, eles tendem a ter menor densidade energética, podendo comprometer o ganho de peso da mãe e do feto.

Evite líquido durante a refeição, espere 1 hora para tomá-los e evite preparações muito gordurosas, a digestão nessa época está mais lenta e a gordura pode piorar a sensação de plenitude e azia.

Fique distante das cozinhas nos momentos em que a alimentação está sendo preparada. O cheiro da comida pode causar náusea e vômitos.

Prefira que os alimentos estejam em temperatura morna e não muito quente!

Invista no gengibre! Ele é um grande aliado na digestão dos alimentos. Pode ser ralado ou como tempero dos alimentos. Na versão de chá prefira tomar nos intervalos das refeições!

Evite tomar leite puro para acalmar a azia. O mito de que leite melhora gastrite é mentira! 2 horas depois você pode acabar com uma azia bem pior!

Espere para deitar depois das grandes refeições e quando for tirar um cochilo, eleve a cabeceira da cama.

Deixe os líquidos, sucos e frutas com caldo para os lanches.

Mas lembre-se: se os sintomas não melhorarem, fale com o seu médico!

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE