Rotina do Sono
Em média, um recém-nascido dorme até 16 horas por dia, tanto de dia quanto à noite. A partir de um mês e meio ou dois meses, o bebê começa a adotar um padrão de sono mais regular. E entre 3 e 6 meses, o sono noturno se estabelece e o bebê passa a dormir mais durante a noite e ficar mais tempo acordado durante o dia para se alimentar e brincar.
A partir de 2 meses, é importante criar uma rotina de sono para o bebê, que deve ser seguida diariamente, para que ele aprenda a dormir sozinho e bem. Esta rotina deve ser sempre na mesma hora e sequência, como: banho morno, massagem relaxante, canto, embalo do bebê e coloca-lo no bercinho enquanto estiver sonolento, para o bebê pegar no sono e dormir sozinho.
A verdade é que cada mamãe é uma, cada bebê é um, e cada um tem sua fórmula de dormir feliz. Há médicos especialistas que não indicam ninar o bebê, para que ele não fique dependente de todas as noites você ter que nina-lo para dormir. Mas há mães e bebês felizes em ninar toda noite. O que importa é desenvolver sua própria fórmula de sucesso entre você e seu filho, certo?
E tem outros “truques” que podem funcionar com um bebê mas não com outro, afinal cada um tem sua personalidade: bichinho ou paninho do soninho (um objeto que deve ficar no quarto do bebê e ser oferecido sempre na hora de dormir, para o bebê associar que já é a hora de dormir. Dizem que se este objeto tiver o cheiro da mãe, melhor ainda, porque se o bebê acordar a noite pode sentir o cheiro e se sentir mais seguro). Banho morno antes de dormir, chupeta, cafuné, música de ninar… o que funciona melhor para o seu bebê embalar no sono e aprender a dormir sozinho?
Foto: Vivi Guimarães
Muito verdade esta questão que cada coisa funciona para um bebê e para outro não, os bichinhos são cheios de personalidade!!! rs
Para o meu Isaac (5 meses), funciona assim, desde os 2 meses + ou -: Depois que mamou, já deito ele e dou a chupeta. Daí é só encostar uma fraldinha no rosto dele, pronto! Ele até vira os olhinhos de tanto que gosta de um paninho na cara…rs…dorme imediatamente. É claro que, tem aquele dia que está irritado, incomodado com algo… que daí não funciona…mas enfim…o segredo maior é muita paciência e amor, afinal, pensa…eles estão se adaptando com a vidinha aqui fora, não é fácil…
Ótimas dicas!
Gostaria de sugerir um post com dicas de lojas, o que comprar, onde ficar, para futuras mamães que pretendem fazer enxoval nos E.U.A!
Aah, e também dicas para madrinhas de primeira viagem, como se vestir no batizado, como organizar a festa, etc…
Beijos
Mari
Ótimo post! A minha filha mais velha desde que nasceu, sempre precisou de uma rotina bem rigida quando a hora de dormir. Ela é super agitada, ligada no 220 volts. Daí quando começava a escurecer, o ritmo da casa desacelerava, nada de TV, celulares no vibracall, barulhinho estático, banho morno e muito embalo para relaxar e dormir. Hoje, com quase 2 anos, ela já sabe (e há bastante tempo) quando estamos nos preparando para dormir e não nos dá trabalho algum, mas quando era bebezinha, era bem complicado. Já meu filho que acabou de chegar, dormiria no meio de um ensaio de escola de samba! rs… O banho é mais cedo, para deixá-lo mais esperto de dia, porque se nào, só dorme! Realmente, até mesmo entre irmãos, cada um é de um jeito (as vezes ainda completamente diferentes!)
Beijos!
Acho que eu não conseguiria não ninar.. Rs