Rotina do Sono

Em média, um recém-nascido dorme até 16 horas por dia, tanto de dia quanto à noite.  A partir de um mês e meio ou dois meses, o bebê começa a adotar um padrão de sono mais regular. E entre 3 e 6 meses, o sono noturno se estabelece e o bebê passa a dormir mais durante a noite e ficar mais tempo acordado durante o dia para se alimentar e brincar.

A partir de 2 meses, é importante criar uma rotina de sono para o bebê, que deve ser seguida diariamente, para que ele aprenda a dormir sozinho e bem. Esta rotina deve ser sempre na mesma hora e sequência, como: banho morno, massagem relaxante, canto, embalo do bebê e coloca-lo no bercinho enquanto estiver sonolento, para o bebê pegar no sono e dormir sozinho.

A verdade é que cada mamãe é uma, cada bebê é um, e cada um tem sua fórmula de dormir feliz. Há médicos especialistas que não indicam ninar o bebê, para que ele não fique dependente de todas as noites você ter que nina-lo para dormir. Mas há mães e bebês felizes em ninar toda noite. O que importa é desenvolver sua própria fórmula de sucesso entre você e seu filho, certo?

E tem outros “truques” que podem funcionar com um bebê mas não com outro, afinal cada um tem sua personalidade: bichinho ou paninho do soninho (um objeto que deve ficar no quarto do bebê e ser oferecido sempre na hora de dormir, para o bebê associar que já é a hora de dormir. Dizem que se este objeto tiver o cheiro da mãe, melhor ainda, porque se o bebê acordar a noite pode sentir o cheiro e se sentir mais seguro). Banho morno antes de dormir, chupeta, cafuné, música de ninar… o que funciona melhor para o seu bebê embalar no sono e aprender a dormir sozinho?

Foto: Vivi Guimarães

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE