São Lourenço do Barrocal | Portugal com crianças

Deve ter um pó mágico jogado em cima do São Lourenço do Barrocal. Essa foi minha impressão, que lugar mágico! Que lugar tão especial para viajar com crianças em Portugal. O São Lourenço do Barrocal é uma imersão na vida rural da região do Alentejo. A gente já teve oportunidade de conhecer hotéis fazenda em SP, mas aqui a experiência é totalmente diferente: as oliveiras pelo caminho, outra vegetação, outros sabores, outras atividade. A espécie da vaca é diferente, a charrete do cavalo foi diferente, tudo um aprendizado. A propriedade pertence à mesma família há mais de 200 anos e já foi lar de uma pequena comunidade agrícola. Virou hotel desde 2016 e está na “Gold List 2018” da renomada Condé Nast.

Localização

Fomos dirigindo de carro de Lisboa até o hotel, cerca de 2h de distância com 1 parada. Estrada super tranquila e cenários lindos pelo caminho. São Lourenço do Barrocal fica na encosta pitoresca cidade Monsaraz, uma das mais fascinantes de Portugal, e perto do Lago Alqueva, o maior lago artificial da Europa Ocidental.

Como foi a experiência de se hospedar com crianças

Nem nos meus sonhos eu imaginei que seria tão legal! Eles se sentiram totamente à vontade, bem-vindos e tranquilos na natureza. O simples encanta. Ver a cena deles brincando ali no tronco de árvore no chão foi dos momentos mais belos da viagem.

O hotel propõe diversas atividades para crianças, todas com um custo extra:

 Atelier criativo com o arqueólogo do hotel, que ensinou as crianças a fazerem tinta natural a partir das pedras, como era feita na época das cavernas. Eles desenharam e pedras de barro e pudemos levar de recordação.

 Piquenique, imperdível. A família pode escolher o local, eles preparam uma cesta com pães, azeite, sanduíches, frutas, sobremesa, suco, água. Foi mágico! Escolhemos essa grande pedra que servia de abrigo para civilizações antigas e debaixo de uma árvore.

 Atelier de biscoitos na cozinha do hotel, onde os meninos fizeram os próprios biscoitos portugueses conduzidos pelo chef confeiteiro do hotel. E depois levamos os biscoitos para comer no quarto.

 Passeio de Charrete não foi inesquecível só por conhecer melhor toda a propriedade, mas principalmente pelo simpático funcionário contando todas as histórias da região. Para as crianças é divertido andar de charrete, para nós adultos é uma aula de cultura.

 Passeio de bicicleta, as crianças amam! haviam bicicletas infantis e com cadeirinha. O hotel disponibilizou também os capacetes. O Mauro deu uma pequena voltinha com as crianças.

 Para terminar, a região é uma dos melhores locais para observar o céu! Levei o Nicolas à noite no observatório  OLA – Observatório do Lago Alqueva, equipado com uma cúpula com telescópio, um telescópio solar e uma plataforma de observação onde podem ser instalados tripés e pilares – Nicolas está na fase dos planetas e estrelas, foi demais! Vimos Saturno!! Sério, Saturno no telescópio! Foi incrível.

 Além destas opções pagas, tem uma piscina infantil e uma sala de brinquedoteca com alguns brinquedos. E natureza, muita natureza à disposição para colherem azeitonas da árvore, verem as vacas, andar pelo pomar, alimentar os cavalos. É mágico.

Hospedagem

São 40 habitações: 22 quartos, duas suítes e 16 casas, ideais para famílias. Destaque para a Casa do Prado, com área de 155 a 175 metros quadrados, dois quartos, sala de estar espaçosa e cozinha totalmente equipada com eletrodomésticos Gaggenau e Smeg.

Nós ficamos no quarto Adega, bem espaçoso, com uma cama de casal, um berço e uma cama de solteiro para Nicolas. É o luxo da simplicidade. E atenção aos detalhes: disponibilizaram até banquinho para as crianças usarem a pia do banheiro.

Gastronomia

Cada café da manhã, almoço ou jantar era uma oportunidade de conhecer melhor a gastronomia do local. No São Lourenço do Barrocal também tem o atual conceito de farm to table, da horta para mesa, com maioria dos ingredientes sendo plantados na horta orgânica ali mesmo. Azeite também das oliveiras locais e vinho produzido localmente. Aliás, na hora de ir embora, compramos vinho e azeite, claro!

Nos salvou o menu kids do cardápio, com massa com molho vermelho e frango desfiado (ou outra opção de atum desfiado), que meus filhos amam comer. No fim do dia estavam tão cansados que eu pedia essa massa logo para eles.

Se tiver oportunidade, simplesmente vá. Nós amamos!


Clique aqui para fazer uma cotação no Hotel pelo Booking.com


Cupom de desconto exclusivo: 10% de desconto, basta enviar e-mail e mencionar o cupom VestidaDeMãeNoBarrocal. Período para reservas: até dezembro de 2019. Período para hospedagem: até dezembro de 2020. Não vale para Natal, Ano Novo e datas especiais que o hotel definir. Email: reservations@barrocal.pt


Link do stories mostrando o hotel em detalhes:

Stories da viagem para o Barrocal – clique aqui.


Veja também o post sobre a hospedagem em Lisboa.


Viagem realizada para Portugal em Outubro de 2019. Nicolas com 4a6m e Oliver com 1a10m.


Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE