Câimbras na gestação: só banana não resolve!

Natália Vignoli é nutricionista, mamãe da Letícia e colaboradora do blog com suas dicas de nutrição para grávidas, mamães, bebês e crianças.

A gravidez é cheia de maravilhas e de sintomas diferentes! A parte mais chata é que se não bastassem os enjoos, desejos malucos e cansaço, no final da gravidez acontecem as câimbras!

Ao contrário do que sempre se ouve, não basta comer banana para melhorar! E nem é problema apenas do potássio, como muito se ouve! Na realidade, a deficiência de potássio não é tão comum assim.

As câimbras são, em geral, um desequilíbrio entre os minerais cálcio e magnésio e isso acontece pois o bebê precisa de uma quantidade relativamente alta desses minerais para se desenvolver, retirando dos estoques maternos.

Ambos minerais trabalham em conjunto para a contração e relaxamento da musculatura! O cálcio funciona contraindo os músculos e o magnésio entra para fazer o relaxamento!

Na deficiência de cálcio, entram em ação hormônios fazendo a retirada de cálcio do osso para suprir as necessidades orgânicas. Aqui a preocupação é outra! Garantir uma ingestão adequada de cálcio para manter as necessidades na gestação e a saúde dos ossos maternos.

Quando há uma deficiência de magnésio, a gestante tende a ter mais inchaços, dores musculares, espasmos e, adivinhem, mais câimbras!!! Além disso, o magnésio atua permitindo a entrada de potássio no meio celular, ou seja, para o potássio desempenhar a sua função adequadamente, ele precisa do magnésio.

Para garantir uma ingestão adequada desse mineral é muito importante que na dieta tenha sempre folhas verdes escuras (couve, escarola, rúcula, agrião, espinafre), cereais integrais (arroz integral, trigo integral, quinua, centeio, aveia), leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, fava, grão de bico) e oleaginosas (castanha de caju, castanha do para, nozes, amêndoas, macadâmias, avelãs).

Para uma refeição pronta para combater as câimbras, fiz algumas sugestões para você!

  • Sopa de feijão com macarrão integral
  • Salada de rúcula com feijão branco e atum
  • Banana amassada com farofa de castanha do pará + mel
  • Suco verde (couve + hortelã + abacaxi)
  • Arroz integral + lentilha + quibe de carne com nozes

No próximo post, dicas para preparar sopas práticas e ricas em magnésio!

Colunista_Natalia

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE