Dicas para abastecer a geladeira para o pós-parto 2
Hoje a ajuda vai ser para as mães que não possuem funcionária em casa e não contam muito com a ajuda da mãe e/ou sogra! Para elas, fazer o almoço passa a ser a meta da semana, como brinquei no post anterior e honestamente, nem é a minha pretensão que você consiga cozinhar!
Quando chegar em casa, o que vai mesmo te ajudar são as comidinhas congeladas – tanto as que você fez antes de ter o bebê e já congelou em porções individuais, como as que são vendidas em lojas especializadas.
Existem nutricionistas e chefes de cozinha que cobram uma taxa e fazem a comida para uma semana, dividem em porções e congelam, também é uma ótima opção!
Para as grávidas que optaram por colocar a mão na massa e cozinharem sua própria fábrica de congelados, aqui vão algumas dicas!
– Faça um panelão de arroz integral, quinua, cevada e cereais de preferência e divida em porções que você geralmente come. Coloque as porções em saquinhos plásticos específicos para congelador e cada vez que for comer, basta pegar um saquinho.
– Feijão, lentilha, ervilha, grão de fico também podem ser congelados, mas sabe o que eu faço? Em uma panela de arroz, coloco 2 xícaras de arroz cru + 2 xícaras de feijão ou outro grão + refogado de cebola, alho, cebolinha e azeite + louro, fecho a panela e cozinho. Quando pronto, já faço minhas porções de arroz com feijão nos saquinhos e vão direto para o congelador!
– Para congelar carnes, as que ficam boas são: carne moída, hambúrgueres de carne, frango e peixe, almôndegas, frango assado (faça sempre com bastante caldo, como suco de laranja, vinho branco, assim, quando aquecer, ele se mantém úmido) e nuggets.
Os hambúrgueres e almôndegas eu geralmente faço com a mesma base: cebola + alho refogados, passados no processador com a carne escolhida, salsinha, pimenta, ovo e temperos. Faço as bolinhas ou hambúrgueres, asso, envolvo cada um com papel manteiga e congelo!
– Cozinho também um panelão de macarrão e coloco as porções metade com molho vermelho e metade sem nada no congelador! O macarrão sem molho uso com atum e sardinha em lata, seleta de legumes, alho e óleo e molho branco.
– Sopas são fantásticas para congelar! Faça uns 4 tipos e congele, por exemplo: canja, sopa de carne com legumes, sopa de ervilha com curry e lentilha com cominho. Já congele em potes de sorvete! Servem 4 porções!
As sopas de feijão, lentilha, ervilha faço sempre iguais: refogado de cebola, alho e cebolinha, 1 folha de louro, cozinho bem os grão e depois bato no liquidificador para então adicionar os temperos!
– Legumes e verduras eu não acho que ficam gostosos congelados. Nesse caso, compre semanalmente no hortifrúti as versões já cortadas, saladas prontas e já lavadas, facilita muito!
– Ah, outra dica! No açougue, já peça a carne cortada em bife, cubos e limpa, se possível, embalada individualmente!
Ufa! Agora basta colocar o micro-ondas para funcionar!!

Muito bom! Adorei todas as dicas mesmo para mim que tenho funcionária em casa!
Acho que seria interessantes destacar que alguns alimentos não são recomendados no pós-parto, como é o caso do feijão e da lentilha. Principalmente para as mães que passaram por cesárea, por causa da fermentação, mas também porque pode afetar o leite dos bebês que estão sendo amamentados.
Olá Juliana!
Na verdade não existe nada comprovado sobre o feijão e a lentilha (leguminosas) em relação ao leite, mas muito bacana a sua contribuição!
Podemos pensar na individualidade! As leguminosas tendem a fermentar mais, contudo, a exclusão ou não desses alimentos não é regra.
Vale a pena cada um se observar e ver o que lhe causa desconforto e/ou cólicas no bebe!
Congelei bastante comida no fim da gravidez e foi ótimo, mesmo com o marido em casa foi bom . Desde aí me dei conta que o melhor presente pra uma recém mamae sem grandes ajudas é levar uma marmitinha, um pastelao, uma lasanha, algum prato especial, um bolinho gostoso, o que for, é um carinho impagável.
Outro carinho impagável é se oferecer para lavar uma louca, segurar o bebe pra mae tomar banho, essas coisas, coisas que mostrem que voce se importa com ela e nao quis ir lá só babar o neném.
Minha consultora da amamentacao disse que a princípio nada interfere no leite, mas se a mae achar que alguma coisa que ela comeu deu gases no bebe pode ser que tenha dado mesmo (ou seja, a velha intuicao).