Dicas para abastecer a geladeira para o pós-parto 2

Hoje a ajuda vai ser para as mães que não possuem funcionária em casa e não contam muito com a ajuda da mãe e/ou sogra! Para elas, fazer o almoço passa a ser a meta da semana, como brinquei no post anterior e honestamente, nem é a minha pretensão que você consiga cozinhar!

Quando chegar em casa, o que vai mesmo te ajudar são as comidinhas congeladas – tanto as que você fez antes de ter o bebê e já congelou em porções individuais, como as que são vendidas em lojas especializadas.

Existem nutricionistas e chefes de cozinha que cobram uma taxa e fazem a comida para uma semana, dividem em porções e congelam, também é uma ótima opção!

Para as grávidas que optaram por colocar a mão na massa e cozinharem sua própria fábrica de congelados, aqui vão algumas dicas!

– Faça um panelão de arroz integral, quinua, cevada e cereais de preferência e divida em porções que você geralmente come. Coloque as porções em saquinhos plásticos específicos para congelador e cada vez que for comer, basta pegar um saquinho.

– Feijão, lentilha, ervilha, grão de fico também podem ser congelados, mas sabe o que eu faço? Em uma panela de arroz, coloco 2 xícaras de arroz cru + 2 xícaras de feijão ou outro grão + refogado de cebola, alho, cebolinha e azeite + louro, fecho a panela e cozinho. Quando pronto, já faço minhas porções de arroz com feijão nos saquinhos e vão direto para o congelador!

– Para congelar carnes, as que ficam boas são: carne moída, hambúrgueres de carne, frango e peixe, almôndegas, frango assado (faça sempre com bastante caldo, como suco de laranja, vinho branco, assim, quando aquecer, ele se mantém úmido) e nuggets.

Os hambúrgueres e almôndegas eu geralmente faço com a mesma base: cebola + alho refogados, passados no processador com a carne escolhida, salsinha, pimenta, ovo e temperos. Faço as bolinhas ou hambúrgueres, asso, envolvo cada um com papel manteiga e congelo!

– Cozinho também um panelão de macarrão e coloco as porções metade com molho vermelho e metade sem nada no congelador! O macarrão sem molho uso com atum e sardinha em lata, seleta de legumes, alho e óleo e molho branco.

– Sopas são fantásticas para congelar! Faça uns 4 tipos e congele, por exemplo: canja, sopa de carne com legumes, sopa de ervilha com curry e lentilha com cominho. Já congele em potes de sorvete! Servem 4 porções!

As sopas de feijão, lentilha, ervilha faço sempre iguais: refogado de cebola, alho e cebolinha, 1 folha de louro, cozinho bem os grão e depois bato no liquidificador para então adicionar os temperos!

– Legumes e verduras eu não acho que ficam gostosos congelados. Nesse caso, compre semanalmente no hortifrúti as versões já cortadas, saladas prontas e já lavadas, facilita muito!

– Ah, outra dica! No açougue, já peça a carne cortada em bife, cubos e limpa, se possível, embalada individualmente!

Ufa! Agora basta colocar o micro-ondas para funcionar!!

Colunista_Natalia

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE