Nada de papinhas, conheça o novo método BLW – passo a passo

No post passado conversamos sobre o que é o BLW. Hoje vamos falar sobre tudo o que se deve e o que não se deve fazer no método!

– Ofereça ao bebê a oportunidade de participar de toda e qualquer refeição da família. Você pode começar assim que a criança mostrar interesse enquanto observa os membros da família comendo. Vale lembrar que isso apenas é possível após os 6 meses!

– Atente-se a postura do seu filho. Ele deve estar na posição vertical. No início ele pode ficar no seu colo, de frente para a mesa. Quando começar a mostrar habilidade em escolher e pegar os alimentos, deixe-o na cadeira alta (com supervisão).

– Ofereça a ele os mesmos alimentos que você está consumindo, em um tamanho que ele consiga pegar, do tamanho de um punho.

– Ofereça uma variedade de alimentos.

– Não apresse o bebê. Permita que ele usufrua desse momento em seu tempo. Evite ajuda-lo a colocar os alimentos em sua boca.

– Não espere que o seu filho coma qualquer alimento já na primeira vez! Deixe que ele descubra a comida e vá se adaptando ao seu sabor.

– Volte a oferecer alimentos que ele não mostrou interesse ou não quis. Bebês tendem a mudar de ideia a alimentos que haviam recusado.

– Não deixe o bebê sozinho com a comida.

– Não ofereça alimentos que apresentam perigo, como nozes, castanhas.

– Não ofereça fast-foods, refeições prontas e com adição de sal e açúcar.

– Ofereça água no copo especial, mas não se surpreenda se o bebê não mostrar interesse! Bebês que mamam no peito tendem a obter sua ingesta hídrica na amamentação.

– Prepare-se para uma bagunça! Uma dica é colocar um pano ou plástico embaixo do cadeirão.

– Permita a amamentação em livre demanda por quanto tempo o bebê quiser.

– Se há histórico de intolerância ou alergia alimentar na família, converse com o pediatra ou nutricionista sobre a introdução alimentar.

– Aproveite e curta ver o seu bebê aprender sobre a comida, a desenvolver habilidades com suas mãos e boca!

Fonte: http://www.rapleyweaning.com/assets/blw_guidelines.pdf

Colunista_Natalia

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE