O que a celebração do Ano Novo representa?

Como falei no texto anterior, no final do ano, quando estamos reunidos com nossas famílias, temos a chance de repensar no ano que passou, planejar o ano que vem e mudar o nosso futuro, desejando e projetando um ano melhor do que o que passou!

É com essa idéia em mente que pulamos ondas, comemos lentilha, guardamos folhas de arruda, usamos roupa branca, entre outras tradições que passamos para os nossos filhos e próximas gerações.

Acho super importante termos um tempo para agradecer as coisas boas que aconteceram no ano que passou: sentir gratidão pelo que recebemos e pelo que conseguimos realizar é um sentimento maravilhoso, que deve ser sentido e valorizado por nós e ensinado para nossos filhos. Para mim, 2015 foi o melhor ano da minha vida, do nascimento das minhas filhas, as gêmeas Stella e Gabriela!

Muitas vezes, aproveitamos também o Ano Novo para fazer uma lista de resoluções do que desejamos fazer no próximo ano. Sabemos que não basta somente sonhar com o que queremos fazer, precisamos também de um planejamento para executar e tornar esse desejo ou sonho em realidade. Através de uma lista de resoluções temos mais clareza de nossos objetivos e fica bem mais fácil montar uma estratégia para colocar em prática o que desejamos.

A motivação é a antecipação do prazer, do resultado positivo! É a expectativa e a criação do que esperamos para o futuro na nossa mente que faz com que a gente tenha um comportamento pró-ativo, esperando ter um resultado positivo.

Por isso precisamos ensinar para os nossos filhos o que eles são capazes de fazer e como o seu pensamento, comportamento e suas ações podem ter resultados positivos. Precisamos ensinar que eles podem fazer a diferença no seu próximo ano.

Podemos mostrar isso para nossas crianças de uma maneira simples como: “se agirmos dessa forma, no próximo ano, estaremos assim, como a gente deseja”! Essa capacidade de projetar o próprio futuro é única e exclusiva do ser humano, e a inteligência está muito relacionada à capacidade de tomar decisões que aumentem as nossas possibilidades futuras e nos ajudem a agir de maneira a ter o maior número possível de oportunidades, focadas no futuro.

Pensar e planejar o nosso ano pode ser uma grande motivação para se tomar decisões mais acertadas, corrigir aquelas das quais nos arrependemos! E por que não, mudar alguns hábitos antigos e criar novos mais interessantes para nossa família!

Desejamos um Feliz Ano Novo, cheio de realizações, para vocês e suas famílias!

Mariana, Stella e Gabriela

base_Mariana

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE