Tenho endometriose… A alimentação pode ajudar?

Por: Natália Vignoli

A resposta é simples: SIM! A doutora Camila Takase já escreveu no blog sobre a endometriose, uma doença da mulher moderna, muito relacionada ao estresse, ansiedade, falta de atividade física, alimentação inadequada e depressão.

Para aliviar os sintomas de dor e o quadro inflamatório, lançamos mão de alguns nutrientes voltados principalmente para o fortalecimento do sistema imunológico e cujas propriedades tendem a acalmar os focos de inflamação.

Passo número 1: troque a qualidade da gordura da sua alimentação. Substitua a gordura saturada e hidrogenada (manteiga e margarina) pelos óleos vegetais, azeite, peixes como sardinha e atum, frutas como o abacate, sementes como linhaça e oleaginosas, e também nozes, castanhas e amêndoas.

Passo número 2: coloque mais fibras no prato! Invista em vegetais verdes escuros, frutas com casca e bagaço, cereais integrais e grãos para variar o arroz, como cevadinha, aveia, painço, amaranto, quinua, chia.

Passo número 3: mande os soldados antioxidantes do sistema imune para o corpo! Alimentos fontes de vitaminas como A, C, E, bem como minerais a exemplo de Cobre, Selênio e Zinco. Formam um belo exército da salvação!

  • Vitamina E: óleos vegetais, nozes, castanhas, amêndoas, sementes (girassol, abóbora), gérmen de trigo.
  • Vitamina A: mamão, abóbora, damasco, tomate, manga, batata doce, óleos de peixe, leite e derivados com baixo teor de gordura, vegetais folhosos verdes escuros.
  • Vitamina C: frutas cítricas, vegetais verdes folhosos, kiwi, morango, acerola, tomate, abóbora.
  • Selênio: cereais e grãos integrais, peixes como atum e salmão selvagem, carnes bovinas magras e a nossa patenteada Castanha do Brasil!
  • Zinco: produtos de origem animal, como carnes e laticínios, leguminosas como grão de bico, lentilha, feijões, cereais e grãos integrais, semente de abóbora e girassol, castanhas e nozes.
  • Cobre: aves, carnes de boi, mais uma vez as castanhas e nozes, lentilhas, frutas secas como ameixa, uva passa, damasco, cereais integrais e sementes de girassol.

Passo 4: aposte no complexo B! Alimentos como ovo caipira, peixes, carnes, sementes de girassol, feijões, lentilhas, grão de bico, ervilhas, nozes, castanhas, abacate, banana e lácteos com baixo teor de gordura, reúnem o complexo B sem te deixar na mão!

 

Como juntar tudo isso? Vou dar um exemplo – mas vale lembrar que a alimentação é individual e depende de diversos fatores!

Café da manhã: pão integral + azeite de ervas + suco de laranja, couve e linhaça.

Lanche da manhã: banana + aveia

Almoço: Salada de rúcula + tomate + arroz integral + lentilha + sobrecoxa de frango com alecrim + brócolis com cenoura + abacaxi com raspas de limão

Lanche da tarde: frutas secas com castanhas ou sementes e iogurte

Jantar: salada de escarola com quinua + omelete recheado com atum e orégano + abóbora e chuchu salteados com alho ou uma sopinha rica em vegetais verdes como couve e espinafre, enriquecida com batatas e carne + kiwi

Ceia: suco integral de uva.

Colunista_Natalia

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE