Cálcio e Ferro, cada um no seu quadrado!

Natália Vignoli é nutricionista, mamãe da Letícia e colaboradora do blog com suas dicas de nutrição para grávidas, mamães, bebês e crianças.

No post passado, falei sobre anemia na gestação! Para completar o assunto, vamos esclarecer sobre os minerais cálcio e ferro!

Uma dúvida que recebo muito é sobre a famosa “mistura de cálcio com ferro”! As mamães constantemente falam: “o que não pode misturar com o que mesmo?”… Sim, são as fontes de cálcio com as fontes de ferro, principalmente na gestação!

Resumidamente, fontes de cálcio – leite e derivados, não devem fazer parte da mesma refeição que contém fontes de ferro – carnes e feijões! Os leites e derivados costumam aparecer no café da manhã e lanches intermediários e os feijões e carnes aparecem nas refeições principais!

Essa regra é muito importante principalmente para garantir o aporte de ferro na gestação, que já vimos, tende a cair. Essa regra também deve ser seguida na introdução alimentar do bebe após os 6 meses! Nessa fase, a criança tem uma redução na sua reserva de ferro!

É claro, aquele queijo ralado no macarrão não precisa ser excluído da dieta, mas para as grávidas que estão com anemia, é importante que isso fique para momentos esporádicos! Da mesma maneira, saladas com queijos, sobremesas que vão leite e derivados como bolos, pudins e cremes, devem ser evitados! No lugar dessas sobremesas, priorizar as frutas cítricas e ricas em vitamina C, como acerola, caju, laranja, limão, abacaxi, manga, kiwi.

Agora, como fazer com aquele desejo da grávida de comer um estrogonofe? Ou uma sopa creme? A dica é: use leite vegetal! Não precisa ser regra, mas pode ser mais uma opção no seu dia a dia!

O leite de coco e o leite de inhame, por exemplo, são ótimos para a cozinha! O leite de coco entra para fazer um delicioso frango ao curry (no lugar do creme de leite) e o leite de inhame, que é mais “grosso”, fica ótimo para um estrogonofe, molho branco ou uma sopa creme!

A receita do leite de inhame é bem simples!

– 1 unidade de inhame descascado

– 1 copo de água

Bata tudo no liquidificador e coe no voal ou em um pano limpo.

A polpa você pode engrossar sopas ou fazer um patê, temperando com azeite, sal, alho e misturando com atum, frango desfiado, cenoura ralada, beterraba e abobrinha!

Outros leites vegetais: arroz, amêndoa, castanha, gergelim, linhaça, quinua.

No próximo post, dicas de como enriquecer as receitas do seu dia a dia!

Colunista_Natalia

Relações profissionais

CONVERSE COM A GENTE